Comunicação de Tendências

Click here to edit subtitle

 

NOVO WEBSITE  do curso já está online!


No mundo atual, dirigido pelo consumo e pela rápida mutação de ideias e interesses, é importante compreender como surgem as tendências no meio social.

Os Estudos de Tendências ultrapassam o foro normal do marketing, da comunicação, da cultura, dos estudos de mercado e de consumo, da moda, da sociologia e da economia. Na verdade, são o culminar interdisciplinar de todas estas áreas com uma orientação para a compreensão da natureza das vontades, dos desejos e dos padrões de comportamento dos indivíduos e dos grupos sociais. Neste curso vamos estudar as tendências numa perspetiva de largo espetro, com um caráter inovador em Portugal, incidindo sobre vários produtos e áreas como a publicidade, o turismo, o vestuário e a imagem, o cinema, a música, o desporto e a televisão, entre outros padrões quotidianos, económicos e políticos.


O objetivo deste curso  consiste em dotar os formandos das ferramentas necessárias para poderem identificar uma tendência, compreender o seu nascimento e prescritor(es), os agentes, o ciclo de vida, o palco e o seu público, bem como a forma de a comunicar e interpretar. Isto em paralelo com o desenvolvimento de competências de análise e de desenvolvimento de estratégias e de peças de comunicação, em articulação com as pistas proporcionadas pelo estudo de tendências. 

Pretende-se também utilizar os vários insigths fornecidos pelas Humanidades e pelas Ciências Sociais e aplicá-los, na prática, na conceção de estratégias e projetos de foro empresarial,  cultural ou artístico.


O curso visa potenciar uma ponte entre o forte quadro teórico que a Faculdade proporciona e a sua aplicação prática. Neste sentido, esta formação recebe alunos das mais distintas áreas com vários interesses e ideias sobre os percursos que ambicionam seguir, desenvolvendo projetos num dos ramos dos Estudos de Tendências. Como tal, esta Pós-graduação de Especialização garante um acompanhamento constante e tutorial a cada aluno.

Este curso é ideal para todos os que possuem interesses que não se esgotam num departamento ou numa área em particular. Ele oferece a possibilidade de cada aluno desenhar o seu percurso e a sua área de especialização, desde o comportamento de consumo até ao estilo e ao gosto.